Gatos: o simbolismo energético segundo a filosofia Chinesa

O gato é um animal do movimento madeira.

Antigamente, segundo o espírito de Shen Nung, pensava-se que os gatos eram animais mutantes, ou seja, capazes de mudar de forma. 

A presença do gato em casa foi valorizada ao longo dos anos e ele foi elevado a um membro da família. É considerado um guardião da energia do lar e um importante meio de poupar as energias físicas e espirituais da família. 

Sua presença não permite que as energias negativas entrem no ambiente, por isso gosta de estar nos locais onde a energia pulsa com maior intensidade, por exemplo, na entrada de um estabelecimento comercial.

Atualmente, na China, acredita-se que ter um gato em casa aumenta a possibilidade de se ter boas energias, por isso, é muito comum, ter junto a porta da frente de casa, uma cadeira com almofada, onde o gato possa descansar e ficar alerta para barrar qualquer energia perturbadora. 

O gato é um animal flexível às situações, adapta o seu comportamento ao do seu tutor. É um animal ágil e discreto, entra e sai quando quer, o que facilita suas habilidades de grande caçador. 

Esse ser volátil, cauteloso, exigente, meigo e sedentário, cuida da energia do nosso fígado, pois ambos têm muito em comum: parecem compartilhar uma essência misteriosa, além de independência e pró-atividade.

É um animal que combina seu temperamento contraditório, e seu amor pelos humanos, com uma independência marcante e fascinante. Com essas qualidades, quem resiste à sua presença?

Cada gato ordena à sua maneira, e, de uma forma mais sábia que nós, usa sua beleza, seus mimos, exigências e sabedoria para nos fazer de reles servos.  

Muitas são as histórias curiosas que se relacionam com o templo eterno deste felino dos mil ventos. O gato é mencionado pela primeira vez na história, em 1500 a.C., em textos egípcios, onde se tornou tão importante que a punição por matar um único exemplar da espécie era a morte. 

Em várias culturas, são sempre vistos como animais companheiros, inseparáveis, cuidadosos, 'ajudantes' dos sábios e feiticeiros.


Comentários

Postagens mais visitadas