O Coração segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Embora a energia de todos os órgãos seja importante para um bom equilíbrio do organismo, a energia do coração - sendo este o Rei/Imperador dos cinco órgãos- é ainda mais.

Ele mantém a vida, equilibra as funções físicas, psíquicas e espirituais. 

Sua função é irradiar a energia Imperial, ou o fogo, a luz espiritual dos seres e dos seus melhores sentimentos. 

Segundo os antigos sábios chineses, os órgãos do corpo são comparados a sociedade humana - onde cada indivíduo tem que pagar uma contribuição, que ficará mantida nos cofres do Estado (ou do Rei) para cobrir as necessidades do povo em um momento oportuno. Da mesma forma, cada órgão envia ao coração (rei dos órgãos) uma porção de sua energia psíquica, a qual o coração armazena em forma de poupança energética.

Em cada órgão reina uma emoção específica: o coração gera alegria; o baço, a reflexão; o pulmão, a melancolia; os rins, o medo e; por fim, o fígado com a raiva.

◾Função corporal: a nível físico, a energia do elemento fogo rege a temperatura corporal, as veias e artérias, além de controlar e ativar a circulação sanguínea.

Quando esse órgão é forte dificilmente as doenças conseguem penetrar no organismo. 

O coração se reflete na língua. 

A fala é a sua expressão. Os diferentes estados de desequilíbrio a alteram, ou seja, modificam a forma como o animal se expressa. Quando um cão está alegre, ele late rapidamente e coloca a língua para fora. Ou seja, se observarmos uma mudança na expressão do latido, ou do miado, do nosso animal isso pode ser indicativo de algum nível de desequilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas