O Pulmão segundo a Medicina Tradicional Chinesa

◾Função corporal: a função dos Pulmões consiste em captar a essência energética do ar e distribuí-la para todo o organismo: mesclar as energias do ar e dos alimentos juntamente com a energia ancestral para produzir o sangue e outras energias mais refinadas. 

Segundo os taoístas, o Pulmão mantém a energia defensiva do corpo. Quando forte, evita que energias perversas penetrem e invadam o organismo. 

O excesso de mucosidades, a gripe, a asma, a tosse, as cólicas intestinais, e a depressão, são sintomas de desequilíbrio do elemento Metal. 

O Pulmão está relacionado com a pele, a qual tem a capacidade de respirar pelos poros, atuando como um terceiro Pulmão. Por isso se diz que os cheiros fortes prejudicam esse órgão. 

◾Função emocional: a nível de sentimentos, a melancolia e a tristeza afetam esse elemento. Os cavalos são particularmente suscetíveis a essas emoções. Para eles, por serem animais do Movimento Metal, os efeitos da tristeza podem ser muito desfavoráveis. 

É necessário que exista um equilíbrio entre o interno e o externo, o físico e o psíquico, pois isso irá proporcionar saúde e bem-estar. As batalhas interiores que ganhamos nos unem com a energia do cavalo, a qual tem a capacidade de tirar do papel os projetos emperrados. 

Ser extrovertido, sentir alegria, gozar a vida e a natureza, respirar, ser grato, colocar para fora os sentimentos, ver e captar as coisas boas que a natureza e os animais têm a nos proporcionar, é de grande valia para o elemento Metal.

Comentários

Postagens mais visitadas